23 restaurantes e 14 cervejarias ocupam a praça em Campinas durante o Chefs na praça, no dia 16 de julho

Evento Gastronômico conta com estabelecimentos renomados oferece comida e bebidas a preços populares

Campinas, 05 de julho de 2023 – “Sustentabilidade: um olhar para gastronomia” será o tema da edição 2023 do Chefs Campinas, um dos mais tradicionais eventos de gastronômica da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em sua décima edição, o festival acontece no dia 16 de julho, na Praça Carlos Gomes, com 23 restaurantes tradicionais e 14 cervejarias do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas, que levarão para a praça da região central da cidade comidas e bebidas de primeira qualidade a preços acessíveis para todos os públicos.

O Chefs Campinas é realizado pelo Visite Campinas (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – CRC&VB) e pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A edição desse ano terá o patrocínio do Polo Cervejeiro de Campinas, com 14 fabricantes presentes, num total de 42 bicos de cervejas de vários estilos. O festival faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 249 anos da cidade. Além da alta gastronomia, os visitantes ainda desfrutarão ao longo de todo o domingo de lazer e uma extensa programação musical e cultural.

A cada ano a organização busca estabelecer uma temática para nortear o Chefs Campinas e para 2023, o tema escolhido foi “Sustentabilidade: um olhar para gastronomia”, como forma de reconhecer que todas as culturas podem contribuir para o desenvolvimento por meio da alimentação. Segundo a ONU, cerca de um terço de todos os alimentos cultivados no mundo são desperdiçados.

Os benefícios da gastronomia sustentável são muitos e vai desde a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, economia de energia, proteção das espécies, tanto animal como vegetal em extinção, como a valorização da produção local, reaproveitamento, dentre outros.

Além de fomentar os restaurantes, estimular a cultura gastronômica e cervejeira local e estimular o turismo e a economia regional, o Chefs Campinas também tem olhar social. Neste ano, ele vai abrir espaço para três entidades sociais exporem seus trabalhos e produtos.

Na área educacional, o Colégio Elementar fará uma exposição focada na sustentabilidade na culinária. Durante a exposição, serão compartilhadas curiosidades, receitas e exibidas plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e espécies provenientes da cultura indígena e afro-brasileira.

Órgãos do poder público ligados ao setor de gastronomia também marcarão presença na edição deste ano, como é o caso da Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. (Ceasa), que desenvolverá uma ação no dia. Quem também estará na edição 2023 é a PUCCampinas, com uma tenda voltada para ações pets, já que o evento reúne famílias e seus animais de estimação.

Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB, explica que o objetivo da entidade é o de promover a cidade como atrativo turístico e gastronômico, o centro e as praças da cidade. “A ocupação das praças pela população em eventos como o Chefs Campinas estimula a economia, o setor gastronômico e estimula o convívio social entre famílias e amigos.”

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, ressalta que comemorar o aniversário da cidade com o Chefs Campinas é motivo de orgulho. “Este é um evento que virou uma tradição, que é celebrado pela cidade e que a população espera ansiosamente por ele. Para nós, é sobretudo, a oportunidade de trabalhar com um dos pilares do Turismo, que é a gastronomia de Campinas, que é referência regional. O Chefs Campinas é um dos pontos de atratividade para a nossa cidade, que une o evento público num espaço público para trazer a população a se conectar com os chefs e para perto do Centro da cidade, no caso, para a Praça Carlos Gomes”. Ela completa: “Esta parceria, entre a Secretaria de Cultura e Turismo com o CRC&VB, é de sucesso que começa desde 2013 e completou 11 anos.”

A programação gastronômica e cultural do Chefs Campinas terá início às 10h e se estenderá até às 17h no dia 17 de julho. No dia, as operações, de variados estilos gastronômicos, vão oferecer seus menus com valores de até R$ 45,00.

Os restaurantes Bellini Ristorante e Kinda, ambos do Grupo Vitória Hotéis, estarão estão presentes no festival

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *