Campinas detém maior nota de reputação turística de São Paulo

Município lidera levantamento realizado entre os 10 principais destinos do Estado

Rodrigo Piomonte – Correio Popular

Campinas está no topo das cinco cidades que têm índices de satisfação superiores a 90% sob o aspecto turístico no Estado de São Paulo. É o que aponta os dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, abastecidos a partir de informações captadas entre os próprios usuários desses destinos, postados em sites de viagem e motores de busca na internet. No levantamento realizado pelo órgão, o município supera a média dos dez principais destinos turísticos do Estado, escolhidos para serem monitorados pelo estudo, incluindo a capital paulista.

Para acompanhar a reputação desses destinos turísticos, o CIET criou um painel on-line, que está disponível na rede mundial de computadores. De acordo com as informações da ferramenta, Campinas lidera o ranking com 93,78% de nível de manifestações positivas por parte de turistas que visitaram a cidade este ano. O nível de satisfação atribuído a Campinas supera o de cidades paulistas com outros atrativos como Santos, 93,65%, Aparecida, 91,95%, Ribeirão Preto, 91,51%, e Eldorado, 90,05%. O monitoramento realizado pelo CIET cobre várias categorias de turismo, como o religioso, aventura, ecológico, praias, lazer, serra e o de negócios. 

A capital paulista aparece entre as dez cidades, com nível de manifestação positiva de 85,91%. No Estado, a média das dez cidades mostra que 87,4% das manifestações são positivas, 6% neutras e 6,5% negativas. As outras cidades que estão com sua reputação turística avaliada pela ferramenta são Brotas, Campos do Jordão e Ilhabela. 

As fontes que abastecem os dados da ferramenta são as postagens e interações de turistas e visitantes feitas no Google e TripAdvisor, monitoradas pela Reviewpro, ferramenta utilizada por destinos, atrativos privados e meios de hospedagem. Os usuários do TripAdvisor, canal específico para viajantes, são mais críticos que os do Google.

Segundo Fábio Montanheiro, coordenador do CIET e Consultor Invest SP para a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, os dados disponibilizados pela ferramenta são importantes para as cidades avaliarem os seus desempenhos em termos de nível de satisfação dos usuários e procurarem novas oportunidades. Ele explica que o painel permite ainda vários cruzamentos de dados, como comparativo anual, percentuais de manifestações negativas, neutras e positivas, as opiniões e exemplos de mensagens dos visitantes sobre os pontos turísticos de maior destaque em cada cidade. “Ao todo são acompanhados 99 atrativos. E essas informações são bastante úteis. O mercado pode acessar e estudar as informações. No caso dos gestores públicos, a ferramenta disponibiliza uma análise temporal sobre os atrativos que a cidade apresenta, e a partir disso permite se estabelecer planejamentos”, disse.

Conforme as informações da ferramenta no consolidado de 2022, Campinas apresenta aspectos positivos em termos de localização, experiência, entretenimento, quartos, comidas e bebidas. As manifestações negativas aparecem em menos de 3% das opiniões, e outros 3,2% delas são avaliadas como neutras, ou seja, aquelas em que o avaliador não postou opinião sobre o serviço encontrado. O valor e a limpeza aparecem nas manifestações negativas em Campinas, com 23% e 10,9% respectivamente.

Para o professor Marcelo Adhemar Pérez Lopez, da Faculdade de Turismo e de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), o resultado indica, sobretudo, a pujança da infraestrutura que a cidade oferece aos seus visitantes. O especialista ressalta o setor de negócios como o grande atrativo turístico do município e destaca também a importância das informações apresentadas como forma de enxergar oportunidades para impulsionar ainda mais outros setores do turismo na cidade.

“É um excelente termômetro ao permitir que outras pessoas acessem a reputação da cidade. É uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do turismo na cidade, sobretudo outros aspectos do turismo. Pois permite que tanto empreendedores quanto a gestão pública identifiquem onde estão as oportunidades e os gargalos que precisam ser vencidos a fim de melhorar o acesso à gestão dos destinos turísticos municipais”, disse.

O diretor executivo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Fernando Vernier, comenta que a partir das manifestações positivas, a necessidade de se manter essa boa percepção dos usuários aumenta. “Campinas notadamente sempre se beneficiou da boa malha aérea, rodoviária, pelo seu centro hoteleiro e gastronômico. E isso causa uma boa avaliação. O desafio fica em manter o nível de excelência”, disse.

Vernier lembra que a cidade já apresenta taxas crescentes de ocupação hoteleira, e os resultados já estão similares ao período pré-pandemia, o que representa um aquecimento do turismo de negócios em Campinas em 2022.

O diretor de turismo, Eros Vizel, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vê com bons olhos o estímulo do Estado em abrir os dados e informações sobre a percepção dos usuários dos serviços voltados ao turismo no município. Para o diretor, as informações e os indicadores são muito relevantes sob o aspecto de um planejamento dos potenciais turísticos que a cidade apresenta.

“Campinas possui uma forte vocação para o turismo de negócios. Mas esse turismo, que é muito importante para a economia da cidade, alimenta outros aspectos, como o turismo de lazer, por exemplo”, disse. Segundo ele, inclusive, faz parte dos planos de desenvolvimento da cidade a secretaria, desenvolver um observatório turístico como diretriz estratégica para impulsionar outros setores. “É um desafio para o poder público ter essa competência nas informações e gerar respostas às demandas”, disse.

Na ferramenta do CIET também é possível verificar a manifestação positiva de várias atrações turísticas da cidade, como o Bosque dos Jequitibás, a Catedral Metropolitana, a Maria Fumaça, o Mercado Municipal, a Torre do Castelo, a Serra das Cabras, entre outras. Em 2002, as manifestações positivas para o Bosque dos Jequitibás, por exemplo, ficaram em 83%, sendo 16,5% de manifestações negativas. Já o Mercado Municipal ficou com 100% de manifestações positivas. O monitoramento completo pode ser observado pelo QR Code abaixo.

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