Com apoio do Vitória Hotéis, Sinfônica de Campinas faz concerto de aniversário com novo maestro e Fafá de Belém

A Orquestra Sinfônica vai presentear Campinas, pelos seus 248 anos, com um concerto que marca a estreia do novo regente titular e maestro Carlos Prazeres, e também terá a participação especial da cantora Fafá de Belém. A apresentação será aberta ao público, neste domingo, 17 de julho, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral. A entrada é pelo portão 2.


“É um presente duplo que Campinas recebe: primeiro, porque será um evento público e aberto para toda a população, prepaprado com muito carinho; depois, tem a chegada do maestro e também a presença da Fafá de Belém, que vem abrilhantar e marcar essa data tão especial para todos nós”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. A realização do concerto é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Carlos Prazeres estreia como regente titular e maestro da Sinfônica, com a perspectiva de trazer modernidade, atualidade e inovação para a Orquestra. O programa, que ele próprio escolheu para esta ocasião, é uma mostra significativa e simbólica da proposta que traz para a OSMC.

“Estou chegando agora e começo do zero”, diz Prazeres sobre a escolha, para a abertura, de “Alvorada”, da ópera “Lo Schiavo”, de Carlos Gomes. “A ausência de movimento no início da composição é uma alvorada, um despertar, um amanhecer”, descreve ele.


O programa será “uma inusitada junção da música brasileira com a música tcheca”. O repertório traz “O Moldávia”, de Bedřich Smetana. De forma didática, Prazeres explica porque escolheu o rio da Moldávia, na Romênia, para esta sua primeira apresentação ao público: “É interessante porque a música começa com uma junção de duas flautas simbolizando aquele barulho que se ouve da nascente de um rio. E vai crescendo, vai ganhando forma e se torna um rio de verdade. É isso que a gente quer aqui: começar esse rio e em algum momento conseguir chegar ao mar”.

A Bruxa do Meio-Dia

Quem já ouviu falar da Bruxa do Meio-Dia, do compositor Antonín Dvořák? O público em geral vai poder conhecer o poema sinfônico, que conta uma história de terror. A música reflete o dramatismo do enredo, da luta de uma criança rebelde e sua mãe diante das tentativas da bruxa de se apoderar da criança.


Para terminar em clima de festa, vem “Batuque”, da suíte “Reisado do Pastoreio”, “uma potencialidade de música, considerada uma das mais envolventes e empolgantes”, explica Prazeres. “Depois dessa catarse, entregamos o concerto para essa pessoa sensacional que é a Fafá de Belém”.

Fafá de Belém

A cantora, compositora e atriz brasileira separou músicas consagradas do público para trazer aos ouvintes campineiros: Ave Maria, Coração do Agreste, Dentro de mim, Foi assim, Memórias, Nuvem de lágrimas e Sob medida.


Programa

Orquestra Sinfônica de Campinas

1. Alvorada, da ópera Lo Schiavo
Carlos Gomes

2. O Moldávia
Bedřich Smetana

3. A Bruxa do meio-dia
Antonín Dvořák

4. Batuque (da suíte Reisado do Pastoreio)
Oscar Lorenzo Fernandez


Repertório – Fafá de Belém

Ave Maria

Coração do Agreste

Dentro de mim

Foi assim

Memórias

Nuvem de lágrimas

Sob medida
 


Serviço

Concerto de Aniversário de Campinas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Regente titular e maestro: Carlos Prazeres


Dia: 17 de julho ( domingo)
Horário: 18h
Local: Concha Acústica do Taquaral, Avenida Heitor Penteado, s/n. Entrada pelo Portão 2.
Entrada gratuita
Patrocínio: Azul, Bosch, Sanasa

Apoio: Direção Cultura, Eletromidia, Geraldo Alta Costura, Royal Palm Hotéis e Vitória Hotéis)

Foto crédito / Carlos Bassan (Prefeitura de Campinas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *