Região de Campinas se firma no mapa do turismo de lazer

Certificação do Ministério do Turismo eleva status de Campinas como destino

Jornal Correio

Consolidada como um atrativo para o turismo de negócios por conta de toda a estrutura oferecida, Campinas e região vivenciam um fortalecimento também no turismo de lazer, que já representa 20% do faturamento do setor, principalmente nos finais de semanas, feriados e férias. Isso garantiu à cidade duas certificações em menos de 30 dias, uma delas do Ministério do Turismo do Governo Federal. 

Segundo o Convention & Visitors Bureau (CRC&VB), uma explicação para o crescimento do setor de turismo de lazer na região está calçada em um fenômeno do pós-pandemia, quando os turistas acabaram incorporando em seus destinos de lazer viagens mais curtas e próximas. Essa nova postura já é sentida nos setores hoteleiro e gastronômico da região. O turismo de negócios responde por 80% da economia turística na região. “Moradores e turistas passaram a valorizar e descobrir ainda mais as atrações regionais, aumentando os passeios mais próximos e hospedagens em hotéis nos finais de semana, feriados prolongados e férias”, explica Vanderlei Costa, presidente da entidade. 

Segundo ele, no caso de Campinas, a estrutura rodoviária e até aérea já conhecida pelo turismo de negócios contribui para alavancar ainda mais o turismo de lazer. “A região reúne uma série de atrativos pouco conhecidos e explorados, como as áreas de proteção ambiental, casarões históricos, museus, parques, passeios ferroviários e eventos. Isso vem sendo cada vez mais observado pelos turistas, que vêm para a cidade e região para participar de algum evento ou ficam pela cidade para negócios”, disse. 

De olho nas possibilidades que o turismo de lazer pode oferecer, Campinas vem fazendo a sua parte. Na semana passada, a cidade recebeu do Ministério do Turismo, o certificado que integra o município no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. Esse documento reforça a cidade como destino turístico de referência no país, e abre caminho para novas oportunidades de negócios e investimentos para além do turismo de negócios. Para especialistas, esse tipo de certificação coloca a cidade no radar dos recursos federais para programas de incentivo ao setor e permite ao município explorar ainda mais os seus atrativos. 

O certificado integra o Programa de Regionalização do Turismo, no qual Campinas faz parte. No Brasil, são 62 municípios vinculados ao Mapa e na Região Sudeste, 22. De acordo com informações do Ministério do Turismo, o Mapa reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor. O objetivo dele é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. 

No mapa, os municípios são classificados de A a E. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens, empregos, estimativa de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Campinas é classificada na categoria A. 

Como importante polo indutor de turismo da região, Campinas também aparece entre os 11 principais destinos turísticos do Estado de São Paulo ao fazer parte da Região Turística Bem Viver, circuito de municípios com planos de desenvolvimento turístico consolidado. O último dado da Administração mostra que o setor de turismo é responsável por um movimento da ordem de R$ 208 milhões em arrecadação de Imposto Sobre Qualquer Natureza (ISQN). 

O diretor do departamento de turismo, Eros Vizel, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, observa a certificação como um reconhecimento importante e resultado do trabalho que a cidade vem fazendo como polo difusor do turismo de lazer para a região. “Campinas integra um grupo muito especial de destinos turísticos nacionais tanto pelo Estado quanto pela Federação e está cercada de cidades que também possuem destinos e atrativos turísticos muito interessantes e procurados, que proporcionam experiências aos turistas de lazer”, explica. 

Entre os melhores destinos da região, destaque para Holambra, que, além da tradicional Expoflora, dispõe de diversos outros atrativos e passeios relacionados à cultura holandesa. Em Americana, existe o Zoológico Municipal, além da Basílica de Santo Antônio de Pádua, conhecida por ser uma das mais ricas em esculturas e arte sacra do Estado. Ainda na vizinha Hortolândia um passeio muito procurado é a visitação na Lagoa Santa Clara e o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, além do Parque Ambiental Remanso das Águas e o Parque Socioambiental Chico Mendes. 

Em Nova Odessa, a opção para um passeio turístico fica por conta do Largo das Flores, do Parque Ecológico Isidoro Bordon, e do Zoológico Municipal. Já em Sumaré, tem o Paraíso das Águas e o Horto Florestal, além da Estação Ferroviária e Represa Marcelo Pedroni. Em Santa Bárbara D´Oeste, pode ser visitado o Parque dos Ipês.

Em Campinas, o turismo de lazer é representado pelo Parque Taquaral, Bosque dos Jequitibás, Pedreira do Chapadão, Museu do Café e o potencial atrativo turístico ligado à aventura e a astronomia no distrito de Joaquim Egídio, onde o turista pode visitar o Pico das Cabas, onde ficam o Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” e Museu Aberto de Astronomia.

O professor Marcelo Adhemar Pérez Lopez, das faculdades de Turismo e de Publicidade e Propaganda, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), entende como fundamental para a cidade desenvolver um ambiente local para impulsionar o setor do turismo a partir desses reconhecimentos. 

O professor ressalta a capacidade da cidade como destino turístico pela infraestrutura que Campinas já apresenta tanto do ponto de vista logístico quanto hoteleiro, mas alerta também para a necessidade da manutenção do potencial de desenvolvimento de outros setores do turismo. “A cidade é uma grande indutora e precisa oferecer possibilidades de roteiros, como o gastronômico, por exemplo. Isso faz com que Campinas seja um centro receptivo que atenda as pessoas que queiram visitar a região. As pessoas podem através de uma infraestrutura pré-estabelecida ter sua vinda de Estados bem distantes, tendo toda a facilidade de turismo em Campinas e no entorno”, disse. 

O professor cita, como exemplo, as possibilidades de desfrutar de uma experiência turística em cidades localizadas num raio de 50km a 100km de distância de Campinas. “A pessoa pode ficar em Campinas e ter uma experiência em Holambra. Ou talvez em Amparo, numa fazenda de produção de queijos. Ou ir para Socorro, para um turismo de aventura, ou até para o Sul de Minas, como Monte Sião”, disse. 

Além de ter sido incluída no Mapa do Turismo, Campinas, recentemente, também apareceu no topo do ranking das cinco cidades que têm índices de satisfação superiores a 90% sob o aspecto turístico no Estado de São Paulo. O trabalho foi uma Pesquisa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. O ranking foi realizado com base na observação dos próprios turistas por meio de plataformas como o Trip Advisor e Google. 

O nível de satisfação atribuído a Campinas supera o de cidades paulistas com outros atrativos como Santos, 93,65%, Aparecida, 91,95%, Ribeirão Preto, 91,51%, e Eldorado, 90,05%. O monitoramento realizado pelo CIET cobre várias categorias de turismo, como o religioso, aventura, ecológico, praias, lazer, serra e o de negócios. 

fonte: https://correio.rac.com.br/campinasermc/regi-o-de-campinas-se-firma-no-mapa-do-turismo-de-lazer-1.1246266

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *