Hotéis e restaurantes da Rede Vitória passam a coletar e destinar materiais para reciclagem

Projeto Rota de Sustentabilidade está sendo implantando em parceria com a PGRS Brasil

Campinas, 23 de agosto de 2021 – Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 3% do total de lixo produzido no Brasil são reciclados, quando o potencial estimado seria de 30%. O destino incorreto de produtos contribui para a geração de impactos negativos na natureza e na sociedade e por esta razão, a preocupação com a sustentabilidade vem tomando cada dia mais conta da agenda das empresas no mundo todo, através da sigla ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa)

Em cada setor da economia, a quantidade de resíduos gerados é diferente. Um outro estudo mostra que em um hotel, os resíduos orgânicos são responsáveis por 24,8% de todo resíduo gerado; resíduos inertes, 15,0%; Papel, papelão, plástico, latas de alumínio: 35%; Embalagens de Metais (aço), 5,4%; Óleo Vegetal: 8,3%.

Ciente dos impactos na comunidade, a Rede Hotéis Vitória é a primeira empresa do setor no país a aderir ao programa Rota da Sustentabilidade criado pela PGRS Brasil – especializada em logística coleta e transporte – com o objetivo de reforçar o compromisso empresarial dos empreendedores da região com a Sustentabilidade, Economia Circular, Valorização de Resíduos, Coleta Seletiva e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto também está inteiramente alinhado com os conceitos de ESG e Cidades Inteligentes, colocando os empresários de Campinas e o município em uma posição de vanguarda na gestão sustentável de resíduos e projetos ambientais.

A rede Vitória Hotéis entra no projeto Rota da Sustentabilidade com suas cinco unidades hoteleiras (três em Campinas, Paulínia e Indaiatuba) e os restaurantes que integram o grupo: Bellini Ristorante, Kindai, Esquinica, Vick Restaurante e Vittorino.  Nesta primeira fase, serão coletados e enviados para reciclagem cinco materiais: papel/papelão, plásticos e variáveis, metais (latas e embalagens), vidros (garrafas e copos, por exemplo) e eletrônicos. Quando o projeto e as boas práticas estiverem totalmente consolidados, serão acrescidos outros materiais, como baterias, pilhas, lâmpadas e isopor.

A separação dos resíduos e materiais será realizada pelos próprios funcionários da Rede Vitória Hotéis, que foram treinados para isso. A coleta será feita pela equipe da própria PGRS Brasil, responsável também pela pesagem e valorização do material, a ser enviado para um barracão antes da destinação do material para a reciclagem.

Segundo Gabriel Gabriel Pedreira, CEO e fundador da PGRS Brasil Soluções Ambientais Integradas e do WasteBank – Banco de Resíduos, ainda é cedo para mensurar a quantidade de produtos e materiais que serão coletados e reciclados, por ser um projeto novo. “Vamos descobrir ao longo dos próximos meses qual o volume de resíduos que vai sair de cada unidade e aí termos esta informação quantificada e os tipos de cada material para poder traduzir os reais impactos desse projeto”.

O projeto, além de inédito, traz mais uma novidade. Todo valor obtido com o material reciclado é transformado em dinheiro que é depositado em uma conta digital do WasteBank – banco de resíduos. “O WasteBank é uma fintech/cleantech que busca bancarizar e valorizar a cadeia da reciclagem bem como qualquer pessoa, física ou jurídica, que vê valor nos seus resíduos”, explica ele.

“Por isso, criamos juntos o Movimento Meu Resíduo Gera Valor, através do qual vamos criar muita experiência, como o CashBack da reciclagem, Sustentabilidade, Fidelização e, principalmente, impacto positivo ao meio ambiente e aos negócios”

Eduardo Porto, diretor de Marketing da Rede Vitória Hotéis, explica que há um bom tempo o grupo estudava a implantação de um processo de coleta e reciclagem, de forma a dar um destino sustentável ao lixo gerado nos hotéis e restaurantes. “Sempre tivemos esta preocupação e o Projeto Rota da Sustentabilidade veio ao encontro de nossa proposta e interesse”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *